sobre

Lilyen Vass desenvolve seus trabalhos tendo o corpo como argumento para dialogar com diferentes áreas do conhecimento, dando forma à sua expressão na área artística, em aulas de Consciência Corporal e Gestão das Emoções.

Interessada pela dinâmica e expressão do corpo e da mente, iniciou seus trabalhos com videodança tendo, nos últimos anos, desenvolvido suas práticas e estudos na Gestão das Emoções, em aulas de Consciência Corporal e, também, desenvolvendo criações com pintura de arte abstrata.

Tem sua formação em Teatro e Dança, com Pós-Graduação em Concepção Coreográfica e no programa Cultivating Emotional Balance (CEB Teachers Training Instituto de Pesquisa Albert Einstein e Santa Barbara Institute for Consciousness Studies).

Além disso, é integrante da PRÁXIS – Estudo e Prática das Artes Corporais Terapêuticas Chinesas, em SJCampos (cujos propósitos são conhecer, estudar e praticar as artes corporais da medicina chinesa bem como a sabedoria que as fundamentam).

Trabalha como orientadora de práticas de Consciência Corporal. tendo como instrumentos os princípio da Educação Somática (foi assistente Silvia Soter em seu estúdio de Ginastica Holística), e as práticas de Qi Gong, Lian Gong, a Dança Contemporânea e a Meditação.

Participou da capacitação de funcionários da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de São José dos Campos em facilitadores de Lian Gong em 18 Terapias nas Unidades Básicas de Saúde. Também ministrou aulas na REDES – Associação de Desenvolvimento da Maré, no Rio de Janeiro.

Foi contemplada, em 2012, pelo edital da Secretaria de Estado da Cultura – SEC e com o FADA (edital da Secretaria Municipal de Cultura), para criação e montagem do projeto VOZ (exposto na Caixa Cultural do Rio de Janeiro em 2014).

Com trabalhos em vídeo, foi contemplada pelo edital do Empac 2009-2010 (Nova Iorque) para dirigir a videodança PERTO DEMAIS SE ENXERGA DE MENOS – recebendo prêmios meses depois no Chile e em Portugal. Seu videodança MÃOS foi premiado no Festival InShadow (Portugal) em 2008.

Em 2007, recebeu prêmio com a monografia A ÉTICA DO CORPO IDOSO: REFLEXÕES EM BUSCA DE UM CORPO AUTÔNOMO E CRIATIVO, no concurso do Banco Real.

Completam sua experiência a performance e a interpretação, tendo trabalhado com Nuno Ramos na instalação Fodasefoice (2008), no Paço Imperial do Rio de Janeiro; na Ópera Orfeu (2007), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com direção de Alberto Renault; no trabalho Bordal e Do lado de dentro, no Panorama da Dança (2007 e 2006, respectivamente); no trabalho AND, de Gary Stevens, no Centro de Arte Hélio Oiticica (2005) e na peça Mahagony, de Vitor Lemos, fazendo a Direção de Movimento.

Clipping (desatualizado)

Next Post

Previous Post

© 2024 Lilyen Vass

Theme by Anders Norén